Como economizar eletricidade

Image

Você sabia que cerca de 30 por cento do nosso consumo total de energia corresponde ao uso de eletricidade? Isso representa uma média de 640 euros por ano, mas medidas simples podem diminuir drasticamente esse consumo.

A economia de eletricidade pode se esconder nas pequenas coisas, como nos aparelhos do quais fazemos um uso mecânico, sem pensar muito. Um excelente exemplo são as lâmpadas e aparelhos de uso diário que ligamos na tomada. 

Como diminuir o desperdício (sluipverbruik)

Muitas vezes, deixamos aparelhos de uso frequente conectados à tomada o tempo todo. Mas ainda desligados, muitos continuam consumindo eletricidade por estarem conectados à tomada. 

Retire eletrônicos desligados da tomada: isso funciona bem para aparelhos que utilizamos uma ou duas vezes por dia, e cuja tomada é de fácil acesso, como: cafeteira, barbeador, máquina de lavar roupa, telas de computador, computadores (quando não utilizados por mais de uma hora), televisão e transmissores.

Use uma régua de tomadas com botão de ligar e desligar: uma maneira prática e eficiente de evitar o desperdício sem ter que ligar e desligar vários aparelhos todos os dias. Com todos ligados na mesma régua, você desliga e liga só um botão, o da régua. Funciona muito bem no combo televisão + transmissor de tv à cabo + caixa de som. 

Evite o botão stand by: esse botãozinho parece prático, mas suga muita eletricidade. Escolha o botão desligado. 

Use um aparelho de economia diretamente na tomada (power saver, stand by killer, ou energy keeper): para as tomadas ou cabos de difícil acesso, ligue o power saver diretamente na tomada, e o aparelho em questão, no power saver. O power saver desliga completamente o modo stand by e interrompe o consumo, sem que você tenha que ligar e desligar diariamente.

Desligue as lâmpadas: mesmo quando sair de um cômodo por pouco tempo, apague as luzes. Não parece, mas esta economia faz muita diferença no seu consumo. 

Substitua aparelhos obsoletos 

Muitas Gemeente’s oferecem subsídios para a substituição de eletrodomésticos ineficientes. Isso se justifica porque aparelhos obsoletos consomem consideravelmente mais que os eficientes. 

Troque freezers, geladeiras e máquinas de levar com selo de energia A++ ou menor: mesmo que eles ainda funcionem bem, a substituição vale a pena porque, com um aparelho A+++, o consumo diminui, no mínimo, 10 por cento. Cheque com seu provedor de energia ou no site do Milieu Centraal para priorizar a troca caso você precise trocar mais de um aparelho. 

Troque lâmpadas incandescentes por LED: este é um investimento baixo quando comparado à troca da sua geladeira, por exemplo. Além disso, as lâmpadas LED consomem 90 por cento menos eletricidade que as quentes. É uma baita economia para nós brasileiros na Holanda, não é?

Seja eficiente na lavagem e secagem de roupas

Você espera ter uma quantidade grande de roupa, suficiente para encher a máquina, para fazer um ciclo? Ou um pouco de roupa suja no cesto já te deixa impaciente? Se seu caso é o último, uma máquina menor (por exemplo de 5 quilos), é muito melhor para você do que uma de oito quilos. 

Escolha uma máquina eficiente (A+++) e cujo tamanho atenda às necessidades da sua casa: o consumo da máquina de lavar corresponde a 5 por cento do consumo total de energia da casa. Assim, fazer uma lavagem completa com uma máquina “meio cheia” gera muito desperdício. Escolha um tamanho que vai ser usado sempre cheio.

Verifique o consumo em kWh: mesmo entre as máquinas A+++, há variações no consumo. Portanto, verifique o consumo da sua máquina também em Kilo Watts por hora. 

Use o programa Eco: as informações do selo de energia se baseiam no consumo a partir deste tipo de programa. Assim, se você utilizar outros programas com frequência, seu consumo será maior.

Pendure as roupas para secar: secadoras, mesmo eficientes, são as maiores sugadoras de eletricidade da casa. Assim, para uma economia de verdade, deixe de usá-las. 

Caso você não se adapte a esta opção, evite os combos lavadora + secadora. A secadora independente é muito mais eficiente. 

Com qual economia você vai começar, de gás ou eletricidade? Uma ideia é economizar gás agora enquanto os aquecedores estão ligados, e focar na eletricidade mais tarde. O que você acha?

Fonte: Milieu Centraal

Marina Scatolin é especialista em comportamento ecológico, e baseada em suas experiências nos Estados Unidos e na Holanda, ajuda indivíduos e famílias a encontrar um estilo de vida mais ecológico que se encaixe na realidade deles.

Veja artigo relacionado

Published by Marina Scatolin

I'm Marina, a Brazilian expat living abroad for 12 years. As an environmental behavior specialist, I write about my impressions of environmental issues and what we can do to overcome the challenges brought by climate change. Writing at Simply Groen is part of my mission to help people find and adopt sustainable practices that fit their reality, in order to make lasting positive effects on our planet. You can also find me on social media: @simplygroen.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *